Conflito no ambiente de trabalho


O Conflito no ambiente de trabalho ocorre quando uma pessoa está sujeita a pressões ou expectativas muito elevadas e/ou inconsistentes. Afinal, trabalho é o conjunto de tarefas e atividades que um indivíduo é suposto desempenhar.

Conflito no ambiente de trabalho – O que é conflito?

Basicamente todos nós sabemos o que é um conflito. A dificuldade surge quando temos de defini-lo.
“A oposição que surge quando existe um desacordo dentro ou entre indivíduos, equipes, departamentos ou organizações”.E, independentemente dos tipos de divergências de onde pode resultar, podemos dividir o conflito em três tipos:
– Conflitos de Objetivos;
– Conflitos Cognitivos;
– Conflitos Afetivos;

Conflito no ambiente de trabalho – Como devo agir ?

Conflito no ambiente de trabalho

Existem três tipos de formas de atuar diante de um conflito no ambiente de trabalho :

-Negativas: O indivíduo tenta evitar a todo o custo qualquer tipo de conflito ou o indivíduo tenta utilizar o conflito de uma forma que leva a uma competição intensiva.
-Positivas: O Indivíduo tenta manter sempre um conflito; o indivíduo quer que esse conflito seja um conflito construtivo.  O indivíduo graças a esse conflito vai tentar descobrir as diferenças de opinião entres os diversos participantes.
-Equilibradas: Distingue-se da atitude denominada positiva, pelo fato de se tentar encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois tipos anteriores quando se verifica que qualquer conflito pode ter resultados negativos quer para a empresa/organização ou para as próprias pessoas envolvidas. Esta medida permite reduzir a ambiguidade e o conflito no trabalho.

A Ambiguidade do trabalho ocorre quando:

-Não existe informação adequada;
-A informação que chega ao indivíduo não é propriamente a que essa pessoa necessitava para desempenhar a sua tarefa o que, obviamente, conduz a uma ambiguidade do trabalho a desempenhar.
-A informação é confusa ou incompleta;
-A informação transmitida ao indivíduo não revela os pormenores mais importantes para que a tarefa seja realizada sem existirem dúvidas de que de fato o trabalho que estamos a desempenhar é aquele que nos foi mencionado.
-Não se sabe as suas consequências;
-Quando não se conseguem saber os resultados quer para a própria pessoa, quer para a empresa, de se realizar certa tarefa, a ambiguidade aparece novamente.

Quando surge um conflito no ambiente de trabalho, possivelmente, ele enquadra-se em uma das seguintes categorias:

-Conflitos Intrapessoais;
-Quando o conflito que temos diz respeito a apenas uma pessoa (o nosso chefe, um colega ou outro membro da nossa organização).

-Conflitos Interpessoais;
-Quando o conflito existe para com várias pessoas dentro da organização.
-Como exemplo apresenta-se a seguinte situação: O Diretor de Vendas comunica ao indivíduo que pretende que se tenha pronta mais quantidade do produto, mas o Diretor de Marketing necessita que o produto seja muito mais testado de forma a não ter falhas.

-Conflitos com outros trabalhos;
-Quando existem outros trabalhos/tarefas dentro ou fora da organização, que não possibilitam que o trabalho seja efetuado devidamente.

-Conflitos entre necessidades e valores.
-Quando o que necessitamos para cumprir o objetivo do nosso trabalho entra em conflito com a nossa personalidade e os valores que prezamos, estamos sem dúvida frente a um conflito no ambiente de trabalho entre necessidades e valores.

Como exemplo suponha que com um objetivo de aumentar a produção vamos lançar no mercado uma quantidade elevada de produtos em estado deficiente. Esta situação pode levar à existência de um conflito deste tipo.

Conflito no ambiente de trabalho – Estilos

Quando se trata de resolver um conflito no ambiente de trabalho, existem diversas maneiras de abordá-lo. Analisando essas abordagens podemos dizer que, na sua essência existem cinco estilos de gestão de conflitos:

- Estilo “Evitar”
Consistem em tentar evitar a existência de conflitos. Chega-se a dar razão à outra parte, mesmo que esta não a tenha, só para que esse conflito não apareça. Este estilo, apesar de parecer pouco interessante revela-se positivo quando:
-Os assuntos são pouco significantes;
-Existe falta de informação pelo que não convém tomar certas atitudes que se podem revelar erradas;
-A falta de Poder que temos não nos possibilita que a nossa posição seja levada em consideração;
-Existe outro indivíduo que consegue resolver melhor este problema.

-Estilo “Calmo”
Permite a existência de conflitos, mas sem haver grandes discussões sobre o assunto. Quando o conflito se torna um pouco mais elevado, facilmente desiste da sua posição. São condições para que este estilo seja utilizado com sucesso:
-Existir uma carga emocional elevada entre as partes envolvidas
-Ser fundamental que a harmonia se mantenha
-O conflito existente basea-se na personalidade de cada um e não nos objetivos ou meios utilizados.

-Estilo “Ditador”
Como o próprio nome indica o funcionamento deste estilo, é à base da ditadura. Independentemente da opinião dos outros envolvidos, o “Ditador” tem de “vencer” sempre. Parecendo um estilo totalmente a reprovar, existem algumas situações onde a sua utilização se revela benéfica.
-A emergência da situação em que nos encontramos implica uma ação imediata;
-É necessário tomar medidas pouco populares que vão contra a posição dos outros elementos.
-As consequências de uma “derrota” são muito elevadas.

-Estilo “Compromisso”
Difere do estilo “Ditador” pelo fato de permitir que exista um compromisso entre o que pretendemos e o que os outros pretendem. Exemplos de situações onde este tipo de ação se torna eficaz são:
-A existência de um acordo é preferível a este não existir;
-Não será possível levar adiante nossa posição, pois sabemos que não é possível ganhar;
-Os pontos de vista existentes são muito diferentes.

-Estilo “Colaborativo”
O estilo Colaborativo consiste, como o próprio nome indica em colaborar. Basicamente tentamos chegar a um acordo comum entre todos que minimize as perdas para todas as partes envolvidas. Este tipo de atitude é muito útil quando:
-O objetivo de todos é o mesmo, apenas existe uma divergência na forma como alcançá-lo;
-Existe necessidade de se chegar a um consenso;
-A solução necessita ter muita qualidade;
Mas, apesar de parecer muito nobre, existem algumas situações que não se devem resolver com base neste método.
-O tempo que dispomos é muito curto não permitindo amplos debates;
-Existe a possibilidade de aparecerem aspectos negativos de elementos do grupo;
-A tomada de uma ação desse tipo seria má vista pela empresa caso se trate de uma empresa cuja gestão basea-se em métodos antiquados.

Conflito no ambiente de trabalho – Negociação

Negociar é o processo necessário que os indivíduos com objetivos comuns ou divergentes, usam para apresentar e discutir propostas para atingir um acordo. Conflito no ambiente de trabalho

Características:
Implica envolvimento de duas ou mais entidades.
Não são apenas os gestores que têm que negociar, são todas as pessoas. Os filhos com os pais, a mulher com o marido, etc.
Divergências em pelo menos um aspecto.
Se não houvesse diferenças entre as entidades envolvidas, não haveria necessidade de negociar. Essas diferenças costuma surgir quando há diferentes objetivos ou diferentes formas de atingi-los.

Partilha de aspectos comuns
-É extremamente necessário, no conflito no ambiente de trabalho, que as entidades envolvidas tenham alguns interesses em comum, que partilhem alguns objetivos. Porque se não for assim, dificilmente chegarão a um acordo, ou quando conseguir chegar a algum acordo, já não haverá resultados positivos a tirar desse acordo.

É um processo sequencial
-As partes envolvidas apresentam à outra parte, propostas e contrapostas, no sentido de chegarem a um acordo. Durante todo o processo de negociação haverá troca de informação, e deverá haver flexibilidade, confiança e responsabilidade, para que se chegue a um verdadeiro acordo.

Implica uma solução partilhada
-A solução que resulta de negociação, dentro do conflito no ambiente de trabalho, pode envolver a partilha de recursos relativos às duas partes, como é o caso de um acordo laboral, onde há por um lado o recurso horas de trabalho e a produtividade que interessa à organização e do outro estão os pagamentos e benefícios para os trabalhadores.

Diagnosticar a situação: 6 questões a levar em consideração

Conflito no ambiente de trabalhoPrimeiro devem ser diagnosticadas as questões que criaram a necessidade de negociação. Isto é muito importante porque a falha no diagnóstico da situação pode causar hostilidade durante o processo e consequente fracasso. Para diagnosticar a situação devem ser respondidas algumas questões, tendo em conta as causas, mais do que as personalidades envolvidas. No mínimo, deverão ser encontradas respostas para as seguintes 6 questões:
o    O que se quer? É isso mesmo?
o    O que se acha que a outra entidade quer ou precisa? Tem certeza?
o    Há divergências relacionadas a fatos, objetivos, métodos ou funções?
o    O que se perde se o conflito reinar?
o    Que objetivos são partilhados por ambas as partes?
o    Se decidido a colaborar durante a negociação, quais os primeiros passos a dar?

 

Conflito no ambiente de trabalho – Administração humanizada de conflitos

1. Procure soluções, não culpados;
2. Analise a situação;
3. Mantenha um clima de respeito;
4. Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar;
5. Seja construtivo ao fazer uma crítica;
6. Procure a solução ganha – ganha;
7. Aja sempre no sentido de eliminar os conflitos;
8. Evite preconceitos;
9. Mantenha a calma;
10. Quando estiver errado, reconheça;
11. Não varra os problemas para debaixo do tapete.

Para mais informações sobre conflito no ambiente de trabalho, veja este vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=qJjEvpCHDjU


2 thoughts on “Conflito no ambiente de trabalho

  • Reply
    Suelane Silvestre

    Muito boa a matéria principalmente para quem está iniciando e não tem muito tato para mediar conflitos .O texto fornece ferramentas para que possa se desenvolver uma boa mediação nos diversos conflitos trabalhistas.

    • Reply
      Waldemir Post author

      Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário Suelane, continue nos acompanhando, se deseja conhecer mais sobre nossos serviços estamos a disposição no 81 3036-2520.

      Um abraço.

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