Marketing e vendas


Boa parte dos empreendedores não investe o tempo devido em planejamento e não tem experiência em vendas. A abordagem da Estratégias Act, em nosso treinamento sobre marketing e vendas, tem o objetivo de facilitar a elaboração de um planejamento de marketing e vendas, considerando as limitações de recursos, tempo e conhecimento de cada um.

Ajudamos o empreendedor a construir um plano de marketing, e tomar decisões a respeito de outro conceito consagrado do marketing: os 4 Ps (produto, praça, preço e promoções).marketing e vendas

Inicialmente, no treinamento de marketing e vendas, o empreendedor deve refletir sobre o posicionamento do seu negócio, perguntando-se qual o perfil de cliente desejado pela empresa e como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo. Depois, será necessário decidir sobre ações relativas aos 4 Ps, dentro de cada etapa. Ao final do processo, ele terá uma visão mais clara sobre a estratégia de marketing e vendas que deve adotar.

Pensando em marketing e vendas, veja quais serão suas respostas, às perguntas elaboradas mais adiante para organizar suas ideias e as dos seus colaboradores e desenvolver uma base crescente de clientes leais e apóstolos. Inicialmente, reflita sobre o posicionamento do seu negócio. Seu produto/serviço tende a ser mais relevante para um perfil de consumidor do que outro.

Voltando aos 4 P´s, pense em uma rede de supermercados que pinta seus prédios de verde-limão, mesmo que não seja a cor oficial da empresa. O P de promoção também pode ajudar a despertar interesse. Uma boa estratégia de propaganda on-line relacionada a determinadas palavras-chave pode chamar a atenção do seu futuro cliente que faz uma busca na internet.

Marketing e vendas – Qual o posicionamento do seu negócio ?

marketing e vendasQual é o perfil de cliente desejado pela empresa?  

Faz sentido priorizar os esforços de venda para algum perfil de cliente? Exemplo: os que moram perto? De um gênero preferencial? Faixa etária? Classe social? Que tenham alguma crença, valores pessoais ou comportamentos específicos? Outro critério mais relevante?

Como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo?

Quais benefícios você espera que os futuros (e atuais) clientes percebam e valorizem no seu negócio?

 

 

 

Marketing e vendas – Planejamento

Marque quais as decisões e ações que serão executadas pela empresa:

Como chamar a atenção do melhor (maior) número de clientes potenciais?
(  ) Produto
(  ) Preço
(  ) Praça
(  ) Promoções

Como fazer com que o melhor (maior) número de clientes potenciais se interesse pela empresa ou produto/serviço?
(  ) Produto
(  ) Preço
(  ) Praça
(  ) Promoções

Como fazer com que o melhor (maior) número de clientes potenciais deseje adquirir o produto/serviço?
(  ) Produto
(  ) Preço
(  ) Praça
(  ) Promoções

Como facilitar a aquisição do produto/serviço?
(  ) Produto
(  ) Preço
(  ) Praça
(  ) Promoções

Como fazer para que o melhor (maior) número de clientes se torne leal à empresa?
(  ) Produto
(  ) Preço
(  ) Praça
(  ) Promoções

Como incentivar o cliente fiel a divulgar a empresa para seus conhecimentos?
(  ) Produto
(  ) Preço
(  ) Praça
(  ) Promoções

 

Marketing e vendas – Faça mais com menos

Não encare a falta de recursos, comum a muitos empreendedores iniciantes, como uma limitação para um bom plano de marketing e vendas. A partir de decisões criativas e de baixo custo, é possível chamar a atenção, gerar interesse, criar desejo pelo seu produto (e não o da concorrência), facilitar a ação da compra, incentivar a lealdade e ter uma base crescente de clientes apóstolos.

Marketing e vendas – Menos é mais

Para uma empresa que está começando, ter muitos clientes nem sempre é uma boa ideia. Uma demanda excessiva pode gerar falta de produto, atendimento corrido (e insatisfatório), estresse e, pior, chamar a atenção de novos concorrentes. Vender para qualquer tipo de cliente também pode causar perda de foco e distanciamento do posicionamento pretendido. O ideal seria priorizar, se possível, aqueles que são formadores de opinião, ou seja, que influenciarão positivamente outros com o mesmo perfil de consumidor desejado pela empresa.

Marketing e vendas – Querer e poder marketing e vendas

Nem sempre quem tem interesse por um determinado produto o compra. Cabe ao empreendedor analisar os motivos e ajustar as variáveis dos 4 Ps ao seu favor. Robinson Shiba fundou o China in Box e os primeiros clientes que telefonavam perguntavam sobre box para banheiro. Muitas pessoas não querem comprar melancias inteiras na feira porque não cabem na geladeira. Assim, faz sentido vendê-las em pedaços.

Marketing e vendas -Descomplique

Se o cliente deseja o produto, cabe ao empreendedor simplificando o processo da venda, facilitando o estacionamento, o pagamento e eliminando filas, por exemplo. Ter clientes fiéis é mais fácil do que se imagina, mas é necessário planejamento e disciplina para entender

Qual a experiência de compra esperada por eles e executá-la de forma nítida para que ele perceba isso de forma natural. Faça uma lista de empresas que você conhece e onde o processo de compra seja muito fácil.

Veja este material do site Canal do empreendedor, muito interessante : http://www.slideshare.net/CanaldoEmpreendedor/como-fazer-um-plano-de-marketing-e-vendas-negcio

 

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