Relação interpessoal nas empresas


A relação interpessoal nas empresas e o desenvolvimento das pessoas deve ser visto de forma integral e integrada aos objetivos do trabalho que realiza, principalmente em serviços de saúde. Máquinas repetem ações mecânicas.

Pessoas fazem transformações.

Leem diferentes situações.

Adaptar-se a mudanças, aceitá-las.

O desenvolvimento deve ser continuado, amplo, completo.

Relação interpessoal nas empresas – Porque as pessoas nunca entendem claramente as minhas ideias?

relação interpessoal nas empresasEssa questão nos interpela e nos faz refletir diante do desafio eminente da convivência humana e relação interpessoal nas empresas. Na busca constante da conquista da competência, o primeiro momento é a competência técnica, mas no convívio em grupo desperta-nos há a necessidade de desenvolver outra competência, que envolve interação, em situações de trabalho ou de atividades, exigindo de todos indivíduos envolvidos nesse processo de interação.
O processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, dentro da relação interpessoal nas empresas, sob forma de comportamentos manifestos e não manifestos, verbais e não verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais.

O relacionamento interpessoal é e sempre será muito complexo, pois somos indivíduos com sentimentos, emoções, necessidades e por isso, quando nos relacionamos com as pessoas, que podemos simpatizar, sentir atrações, antipatizar, competir e nos afeiçoar. Essas reações constituem o processo de interação pessoal na relação interpessoal nas empresas.

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação.relação interpessoal nas empresas

A competência interpessoal desenvolvida visando a melhor relação interpessoal nas empresas, favorece aos integrantes de um grupo e ao relacionamento interpessoal satisfatório, quando exercida tais atitudes:

-Respeito às diferenças individuais (aceitação do eu e o outro);
-Comunicação efetiva;
-Feedback (produtivo-dar e receber);
-Controle emocional (equilíbrio);
-Autoconhecimento (auto percepção, auto aceitação, auto crítica).

Constata-se que, visando uma excelente relação interpessoal nas empresas, quem não sabe dialogar prejudica o desenvolvimento dos outros e de si mesmo, tende a reter informações, subestimar os participantes do grupo e incentivar o individualismo. A questão fundamental é que o relacionamento com outras pessoas, passe pelo relacionamento consigo mesmo. A competência interpessoal requer uma capacidade de percepção, de auto percepção e de auto crítica. Quem segue num grupo sem olhar para si, tende a abandonar-se e abandonar os outros.

Relação interpessoal nas empresas – Preceitos Básicos

Você é a primeira pessoa a manter contato com o público. Sua maneira de falar e agir vai contribuir muito para a imagem que irão formar sobre sua empresa.

Você é o cartão de visita da empresa !

Preste atenção a todos os detalhes do seu trabalho:
•    Voz: deve ser clara, num tom agradável e o mais natural possível
•    Calma: às vezes pode não ser fácil, mais é muito importante que você mantenha a calma e a paciência.
•    Interesse e iniciativa: cada pessoa que chama merece atenção especial.
•    Delicadeza: seja simpático, atencioso e procure demonstrar interesse em ajudar.
•    Tratamento adequado: não use de intimidade seja formal (Sr., Sra., Por favor, Queira desculpar).
•    Evite gírias e conotações de intimidade.
•    Sigilo: às vezes é preciso saber de detalhes importantes, lembre-se de que eles são confidenciais e pertencem somente às pessoas envolvidas. Seja discreta e respeite a privacidade.
•    Postura / Apresentação pessoal: Atenda as pessoas com um sorriso, olhe nos olhos.

Tenha certeza que adotando estes princípios básicos, a relação interpessoal nas empresas, melhorará bastante.

Não esqueça de sollicitar com a Estratégias Act, uma proposta para uma palestra ou treinamento sobre o assunto na sua empresa. A produtividade geral irá melhorar bastante !

Veja mais assistindo este vídeo : http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=suVtTMNOVBM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete + = 8

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>